20°C 34°C
Parnarama, MA
Publicidade

Pages e ISPN alinham estratégias para ações no Mosaico Gurupi

Objetivo foi alinhar estratégias para ações em territórios indígenas do Mosaico Gurupi, em continuidade às discussões realizadas no Seminário sobre...

28/11/2024 às 23h20
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Pages e ISPN alinham estratégias para ações no Mosaico Gurupi (Foto: Divulgação)
- Pages e ISPN alinham estratégias para ações no Mosaico Gurupi (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), promoveram nesta quarta-feira (27) um diálogo com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). O objetivo foi alinhar estratégias para ações em territórios indígenas do Mosaico Gurupi, em continuidade às discussões realizadas no Seminário sobre Proteção e Gestão Territorial, ocorrido no último dia 19, na Aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru, em Bom Jardim (MA).

O encontro abordou a integração de esforços entre o PAGES e o ISPN, visando o desenvolvimento de atividades voltadas para a proteção territorial e a conservação ambiental em terras indígenas na região. Na semana passada, o seminário que se estendeu até o dia 22 de novembro, lideranças indígenas, guardiões e guerreiras da floresta, brigadistas e representantes de instituições públicas debateram estratégias para enfrentar os desafios da gestão territorial.

Mariana Nóbrega, coordenadora geral do PAGES, destacou a importância do diálogo com o ISPN para potencializar as ações nas terras indígenas. “Fortalecer esses laços com organizações que possuem em seu histórico e âmago reconhecida atuação e caminhada junto aos povos e comunidades tradicionais, especialmente com os povos indígenas, para nós da SAF, através do PAGES, é uma excelente oportunidade de avançar e potencializar as experiências já em curso”, destaca.

Ações como esta, reafirmam o compromisso das instituições com a conservação da Amazônia Maranhense e o apoio às comunidades indígenas, promovendo ações conjuntas que combinam sustentabilidade, proteção ambiental e valorização das tradições locais. 

João Guilherme Nunes Cruz, coordenador do programa do ISPN, reforçou o interesse em parcerias integradas. “Buscamos sinergias com as metas do PAGES para consolidar ações conjuntas junto aos povos indígenas, especialmente no Mosaico Gurupi. Nosso foco é construir parcerias que fortaleçam a proteção desses territórios”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias