A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) esteve representada na formação promovida pela Escola Superior do Controle Externo (ESCEX), um evento organizado pela Secretaria Adjunta de Contabilidade (SAC) da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan). Realizada nos dias 25, 27 e 28 de novembro, a capacitação teve como objetivo aprimorar o desempenho dos servidores contadores responsáveis pelas unidades gestoras do Estado, alinhando suas ações às normas e legislações vigentes.
Sob a liderança da secretária adjunta de Contabilidade da Seplan, Fabiele Costa Alves, o treinamento abordou temas como conformidade e controle interno, conciliação contábil e prestação de contas. A iniciativa busca não apenas fortalecer as práticas de controle interno, mas também promover transparência, accountability e o alinhamento das ações contábeis no Maranhão, especialmente para o exercício de 2025.
Durante o evento, a contadora da Secap, Patrícia Sales, destacou a importância do aprimoramento contínuo dos servidores para a eficácia da gestão pública. “Participar dessa formação é uma oportunidade única para agregar conhecimento e atender com excelência às nossas atribuições, com responsabilidade e zelo. É também uma forma de contribuir para a redução de inconformidades e para a elevação dos índices de desempenho do Maranhão em comparação com outros Estados”, afirmou.
O supervisor financeiro da Secap, Carlos André Serrão de Araújo, ressalta o papel fundamental dos contadores públicos na gestão eficiente do Estado. “Nosso trabalho é essencial para o incremento de políticas públicas e a melhoria dos índices apresentados pelo Maranhão. Com formações como essa, fortalecemos as boas práticas de gestão, compliance e controle interno, que são pilares para uma administração transparente e eficaz”, destacou.
O evento também contou com a presença de superintendentes e supervisores da SAC, que compartilharam conhecimentos normativos e práticos voltados para a gestão pública. Entre os temas discutidos, a importância da conciliação contábil e da prestação de contas foi amplamente enfatizada, visando maior transparência e padronização das ações contábeis no Estado.
A Secap reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de seus servidores e com a busca de uma gestão pública cada vez mais eficiente, destacando a relevância das ações conjuntas para o fortalecimento das políticas públicas no Maranhão. Formações como a promovida pela ESCEX são exemplos do investimento do governo estadual na capacitação dos profissionais responsáveis pela gestão pública, com impactos diretos na melhoria dos serviços prestados à população.
Mín. 20° Máx. 34°