Na última semana, a Secretaria de Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), recebeu uma notificação de suspeita de Influenza Aviária em uma ave marinha migratória, que apresentava sinais clínicos de apatia, paralisia de membros e, infelizmente, evoluiu para o óbito. A ocorrência foi encaminhada pelo Ibama, através da unidade técnica de Parnaíba.
A Adapi atuou prontamente após o recebimento da notificação, realizando investigação no local, necropsia e coleta de amostras para diagnóstico, tudo no mesmo dia da ocorrência. Com isso, foi possível garantir um tempo de reação excelente, refletindo a eficiência das ações de vigilância sanitária no estado.
O secretário de Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou a importância das ações rápidas e coordenadas na prevenção da Influenza Aviária. “A prontidão da Adapi em atender a notificação e realizar a investigação, além do trabalho contínuo de vigilância sanitária no estado, demonstram o compromisso da Secretaria em proteger a saúde pública e a sanidade do nosso plantel avícola. Reforçamos a necessidade de todos os produtores e cidadãos colaborarem com a notificação de qualquer caso suspeito, para que possamos manter o Piauí livre de focos da doença”, ressaltou o gestor.
A amostra foi encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/SP) no dia 21 de novembro de 2024, e o diagnóstico, divulgado em 25 de novembro, descartou a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e também a Doença de Newcastle. Com isso, o Piauí segue sem a confirmação de focos de Influenza Aviária no estado.
Sobre a Influenza Aviária
A Influenza Aviária é uma doença de distribuição mundial que pode ter impactos significativos no comércio internacional de produtos avícolas. A doença afeta principalmente aves domésticas e silvestres, especialmente as aquáticas, que são os principais reservatórios do vírus. Os sintomas incluem alta mortalidade, sinais respiratórios (como coriza nasal, espirros, respiração pela boca), tremores e incoordenação, além de queda na postura e ovos deformados.
Ações de vigilância e prevenção no Piauí
A Sada, por meio da Adapi, segue realizando ações de vigilância sanitária no estado, com o objetivo de preservar a sanidade do plantel avícola. As atividades incluem fiscalizações em criações de aves e pontos de risco, além de campanhas educativas para conscientizar a população e os produtores sobre a importância da prevenção e notificação imediata de qualquer caso suspeito.
Recomendações de biossegurança
A Adapi orienta os produtores de aves a reforçarem as medidas de biossegurança nas criações, e recomenda à população que evite o contato com aves doentes ou mortas. Caso seja observado qualquer sinal suspeito, a notificação imediata à Adapi é fundamental para a coleta de amostras e investigação do caso por um médico veterinário capacitado.
Estado de emergência zoossanitária
Em decorrência da detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, foi publicada a Portaria nº 680, que prorroga por mais 180 dias a vigência do estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional.
Como notificar casos suspeitos
Caso observe aves com sinais de Influenza Aviária, a Adapi orienta que a população faça a notificação imediata. A notificação pode ser realizada pelo WhatsApp (86) 99462-1644 ou por meio do link do e-SISBRAVET, disponível no site oficial da Adapi: www.adapi.pi.gov.br
Mín. 20° Máx. 34°