Iniciou, nesta quarta-feira (27), a 62ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), que visa promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal. Sediado em Teresina, o evento acontece até sexta-feira (29), no Blue Tree Towers Rio Poty. Na programação de hoje, foi realizada a COGEF TI, voltada para a área de Tecnologia da Informação (TI).
Para o presidente nacional da COGEF, Eli Sòsinho, o primeiro dia de evento foi uma oportunidade para discutir temas atuais, como as inovações tecnológicas e a inteligência artificial. Ele também comenta sobre a importância dos dois painéis que serão realizados nos próximos dois dias, um deles sobre a Reforma Tributária.
"Nos dois dias subsequentes vamos trabalhar dois painéis importantíssimos, sendo um deles referente à Reforma Tributária, onde discutiremos como os Estados estão concebendo essa reforma sob a ótica da gestão Fazendária, considerando tanto o prisma da administração tributária como da administração financeira. Serão feitas, ainda, considerações sobre como o modelo operacional vai contemplar todo o fluxo da arrecadação, não só em relação à emissão dos Documentos Fiscais Eletrônicos, como também em relação à distribuição desse mesmo recurso para todos os entes, quer sejam Estados, quer sejam municípios”, pontua Eli Sòsinho.
Outro painel que também é tema da plenária do evento diz respeito aos projetos de modernização implantados nas Fazendas Públicas Estaduais que hoje são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Esses projetos são importantes para a administração tributária e financeira. Portanto, é pensar um novo Brasil e a COGEF assume um protagonismo muito grande quando se posiciona sobre todas essas vertentes, sob toda essa ótica. Estou muito feliz por esse evento estar sendo realizado no Piauí, em Teresina, que abriu os braços para receber os técnicos fazendários de todo país”, agradece Eli Sòsinho.
O superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Cristovam Cruz, deu as boas-vindas a todos os representantes das 24 unidades da federação presentes. Na ocasião, o gestor, que também é o Coordenador dos projetos do PROFISCO no Piauí, reforçou a importância de compartilhar as experiências positivas entre os fiscos estaduais para que os serviços sejam cada vez melhor ofertados para a população. Cristovam Cruz já presidiu a COGEF durante um ano, de junho de 2017 a junho de 2018.
Também prestigiou o evento o superintendente de Administração, Logística e Tecnologia da Informação da Sefaz-PI, Ricardo Pires, que é o representante da COGEF-TI no Estado.
COGEF TI
A COGEF TI visa compartilhar soluções na área de tecnologia da informação (TI) e transformação digital entre os estados. Hoje, por exemplo, foram revelados avanços e apontados desafios para as administrações tributárias na área de tecnologia da informação (TI), a exemplo do uso da Inteligência Artificial.
Nesse primeiro dia, o diretor da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (Unitec) da Sefaz-PI, Januário da Ponte Lopes, abordou o tema “Estrutura de TI da Sefaz-PI”, explicando, junto com a sua equipe, os principais avanços conquistados.
Solenidade oficial de abertura
É importante destacar que o evento de hoje antecede a solenidade oficial de abertura da 62ª COGEF, que acontece nesta quinta-feira (28), às 9h. Na ocasião, a palestra magna será ministrada pelo secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior. O gestor estadual abordará o tema “Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazos do Piauí”.
Outros temas de relevância para as fazendas públicas estaduais que repercutem na vida da população serão abordados durante a programação do evento.
Mín. 20° Máx. 34°