Em um avanço significativo para a educação pública do Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugurou, nesta terça-feira (26), os estúdios do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida (NIEH), marcando um novo capítulo para o ensino médio da Rede Estadual. Criado oficialmente pela Portaria nº 739, de 22 de outubro de 2024, o NIEH é parte de uma política pública educacional em parceria com o Governo Federal, integrando a Rede de Inovação para Educação Híbrida, instituída pela Portaria MEC nº 865, de 8 de novembro de 2022.
O objetivo do NIEH é fomentar práticas pedagógicas inovadoras, promovendo metodologias híbridas e tecnologias educacionais que potencializem o aprendizado. Com isso, busca-se oferecer uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas dos estudantes, incluindo aqueles em contextos variados de acesso e conectividade.
A Seduc foi contemplada com três módulos tecnológicos que compõem os estúdios de transmissão e produção de materiais midiáticos pedagógicos. Além disso, a secretaria conta com assessoria técnica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem compartilhado com estados de todo o Brasil, para assegurar a implementação eficaz da educação híbrida na rede.
Durante a cerimônia de inauguração, a secretária de Educação do Maranhão, Jandira Dias, ressaltou a importância estratégica do projeto para o fortalecimento do ensino médio na rede estadual. Em sua fala, destacou como a iniciativa alia tecnologia e inovação pedagógica para transformar a experiência de aprendizagem dos estudantes.
“A inauguração do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida representa um marco para a educação pública do Maranhão. Com essa estrutura tecnológica e pedagógica, estamos promovendo uma transformação no Ensino Médio, conectando nossos estudantes às metodologias inovadoras e garantindo oportunidades de aprendizado que atendam às demandas do século XXI. Esse é mais um passo do nosso compromisso em oferecer uma educação pública inclusiva, acessível e de excelência, fortalecendo o futuro da juventude maranhense", destacou a secretária de Educação, Jandira Dias.
Presente no evento de inauguração do NIEH, a coordenadora nacional do Ensino Médio do Ministério da Educação, Valdirene Alves, enfatizou o impacto transformador da Rede de Inovação para Educação Híbrida. Em sua fala, destacou como a iniciativa promove acesso ampliado ao conhecimento e incentiva o desenvolvimento das habilidades dos jovens brasileiros. “A Rede de Inovação para a Educação Híbrida vem para proporcionar que mais estudantes tenham acesso à informação, ao conhecimento e se engajem mais. A juventude brasileira precisa de oportunidades que lhes desafiem, que instiguem a sua capacidade e sua inteligência".
Durante o evento de inauguração, destacou-se a presença da professora Sandra Maria do Nascimento, do Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, de Timon. Juntamente com seus alunos, Sandra compartilhou os resultados de uma experiência inspiradora, fruto de uma "eletiva de base" da rede estadual, que resultou na criação do grupo "Babaçu Rocket Team". O grupo desenvolveu um projeto de investigação científica sobre a tensão interfacial entre óleo de coco babaçu e água em ambiente de microgravidade, trabalho que foi selecionado pela Estação Espacial Internacional (ISS) e envolveu a participação de astronautas.
O experimento foi transmitido ao vivo, em inglês, para Houston, em uma conexão direta entre os estudantes maranhenses e a NASA, no dia 11 de julho de 2024. A participação especial de Kaci Heins, diretora executiva do Limitless Space Institute, representando a NASA, trouxe uma dimensão internacional ao evento e reforçou o compromisso do Maranhão com a educação científica e a inovação. Com o NIEH, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso com uma educação pública dinâmica e alinhada às demandas do século XXI, oferecendo aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em um ambiente que combina tecnologia, inovação e acesso ampliado ao conhecimento.
Mín. 20° Máx. 34°