O Porto do Itaqui foi palco de uma edição especial do Conecta AI, evento itinerante promovido pela Embrapii em parceria com a Virtus (Centro de Competências da Embrapii em Campina Grande) e a Inovenow, na manhã de terça-feira (29). O encontro reuniu especialistas em inteligência artificial e inovação para discutir as transformações que a IA vem trazendo para o mercado e, especialmente, suas potenciais aplicações em operações portuárias.
A abertura foi conduzida pelo gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Mateucci Cassia que destacou a relevância do evento para o setor portuário. “Trouxemos diversos especialistas para compartilhar como essas tecnologias estão revolucionando o mercado e como podem ser aplicadas no ambiente portuário. São oportunidades de conectar o Porto a setores de inovação em diferentes áreas”, afirmou Cassia.
Durante o evento, o professor Tiago Brasileiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), trouxe um panorama sobre os avanços da inteligência artificial. Em seguida, os participantes puderam acompanhar apresentações de cases da Emap, VLI e do Eqt Lab, que abordaram como a IA está sendo utilizada para melhorar o atendimento ao cliente, a qualidade de serviços de energia, e a eficiência operacional em diversas esferas.
Matheus Chaves Menezes, pesquisador no Instituto de Ciência e Tecnologia Grupo Equatorial (Eqt Lab), também apresentou insights sobre o uso de IA no setor elétrico, enfatizando o impacto positivo na qualidade dos serviços oferecidos. “Esse tipo de evento nos conecta com pesquisadores e profissionais que vivem a inovação no dia a dia, essencial para aplicarmos avanços tecnológicos de forma eficiente”, comentou Menezes.
O encontro contou ainda com a participação de Airton Brasil, analista de Inovação da Emap, que abordou estratégias de transformação digital no Porto do Itaqui. Ao lado de outros especialistas, Airton destacou o papel da inteligência de dados e das soluções tecnológicas na otimização de processos e no aumento da eficiência do complexo portuário.
O evento encerrou-se com o compromisso de manter o Porto do Itaqui como um centro de referência para novas tecnologias, consolidando sua posição como líder em inovação no setor portuário.
Mín. 21° Máx. 41°