O Governo do Maranhão segue ajudando o país a reduzir o índice de desemprego com a melhora significativa da economia e a geração de empregos formais no estado. Para isso, os investimentos são fundamentais para o avanço das políticas públicas confirmadas com o início de obras e a entrega de novos serviços à população. Somente em julho, o estado teve saldo de 2.573 novos postos de trabalho formais segundo dados do novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho (MTE).
Todos os grandes grupamentos de atividades tiveram crescimento com destaque para construção (857) vagas, seguido pela indústria (711), comércio (540), serviços (432) e agropecuária (33). A capital São Luís foi a cidade maranhense com maior saldo de empregos criados (802). Na sequência dos maiores resultados de julho no Maranhão aparece a cidade de Imperatriz com 208 vagas, o que contribuiu para aumentar o estoque de empregos no município.
Obras
Em Imperatriz, referência para o Sudoeste Maranhense, 150 pessoas trabalham nas obras de construção do Hospital Regional de Imperatriz. O investimento do Governo do Maranhão por meio da Sinfra é de R$ 106 milhões de reais e a primeira etapa deve ser entregue no fim deste ano e a conclusão da unidade no segundo semestre de 2025. O novo Hospital terá 112 leitos normais com 30 leitos de UTI, 20 adultos e 10 infantis. A previsão é de que, até a conclusão da obra, 600 empregos diretos e indiretos sejam gerados com o investimento público para melhorar os serviços prestados em saúde no Sudoeste Maranhense.
Com o diálogo e a parceria com o governo federal obras foram retomadas com os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a exemplo da Travessia Urbana de Imperatriz. Os serviços contemplam a duplicação de 4,5 quilômetros da via principal da BR-010, a construção de 9 quilômetros de vias marginais, três pontes sobre o Rio Cacau, dois viadutos, oito pontos de ônibus e 9 quilômetros de ciclovias e faixas para pedestres. Além disso, também estão previstas obras de saneamento básico, pavimentação de vias urbanas e habitação.
Com a preocupação de fomentar a economia em toda a região, o governo do estado segue dando início e entregando novos investimentos com foco na mobilidade, segurança alimentar, cidadania, lazer e abastecimento. Na semana passada, os secretários de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; da Casa Civil, Sebastião Madeira; o subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto, e o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Vagtonio Brandão vistoriaram obras, assinaram ordens de serviço e deram início à investimentos importantes para a melhoria das condições de vida da população nos municípios de Montes Altos, Buritirana, Sítio Novo e Amarante.
Montes Altos
Foram iniciadas as obras de requalificação da MA-280, que interliga o município de Governador Edison Lobão à Montes Altos. A rodovia de 39 km, receberá da secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) a reconstrução dos trechos considerados críticos, a regularização da superfície, acostamento, pavimentação asfáltica e a ampliação de 06 para 8 metros de largura do primeiro trecho da estrada. A obra vai garantir mais mobilidade e segurança aos usuários da via. Com extensão de 38 km a estrada vicinal que liga os municípios de Montes Altos e Buritirana receberá os serviços de manutenção que vai garantir a trafegabilidade aos moradores da região. Os serviços estão sendo executados pela Sinfra.
Buritirana
A cidade foi contemplada com a ordem de serviço para a construção de uma praça no bairro Novo Horizonte, do povoado Saramandaia, localizado na Estrada da Lagoa Nova. Ainda foi dada a autorização para implantação de um Restaurante Popular no município. A Agemsul vai executar as obras e terá a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Segundo o presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão uma verdadeira caravana da cidadania com quatro secretários de estado trabalhando em conjunto para trazer obras e serviços importantes para a região sudoeste maranhense. “Estamos em sintonia, trabalhando e ouvindo as demandas da comunidade para trazer as soluções e repostas que as pessoas precisam garantindo a melhoria da economia, a geração de emprego e renda e o bem-estar da população”, detalhou o presidente da Agemsul.
Sítio Novo
Durante a visita ao município foi assinada a ordem de serviço para pavimentações em blocos por meio da Agemsul e o recapeamento asfáltico de 3 km de vias urbanas, com a execução da Sinfra. Além disso, foi autorizada a construção de sistemas de abastecimento de água (SSA). Ainda em Sítio Novo, a comitiva dos secretários vistoriou as obras de construção da praça José Marinho e a unidade do Viva Procon prevista para ser inaugurada neste mês de setembro.
Amarante
A população do povoado Edvaldo Viana acompanhou a inauguração da estrada vicinal de 26 km, que faz a ligação à sede do município. A obra, executada pela Sinfra, passou a trazer avanço na mobilidade e no desenvolvimento daquela região. Ainda no município de Amarante foi assinada a ordem de serviço para bloqueamento de vias, com a emenda do deputado estadual Antônio Pereira e a execução pela Agemsul. Além disso, a cidade receberá 3km de recapeamento asfáltico de vias urbanas com a execução da Sinfra, o Portal de Entrada do município e a construção de um reservatório de água de 50 mil litros para o Povoado Pindaré.
Mín. 25° Máx. 41°