Um grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar Tiradentes de São Luís (CMT I), mantido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foi classificado para a 54ª Jornada de Foguetes, que acontece neste mês de setembro. A equipe é formada por três alunos que conseguiram excelentes alcances nos lançamentos de foguetes durante a 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), entre outras atividades interclasses.
"Os colégios militares do Maranhão, especialmente o Colégio Militar Tiradentes de São Luís, têm se destacado em diversas áreas. A classificação para a Jornada de Foguetes, alcançada pelos nossos alunos do 3º ano, é mais um exemplo do excelente trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. Parabenizo esses jovens pela dedicação e pelos resultados brilhantes que obtiveram. Essa conquista é motivo de orgulho e reforça o nosso compromisso com a educação de qualidade”, elencou Maurício Martins, secretário da Segurança Pública.
Com o apoio do Governo do Estado, os alunos Carlos Eduardo, Gabriel Torquato e Pedro Alexandre viajam no próximo dia 9 para Barra do Piraí (RJ), onde o evento será realizado. A competição acontecerá até o dia 12. A equipe está sob a coordenação dos professores de física da instituição, os militares 3º Sargento PM Fábio Ribeiro Quim e Cabo PM Uanser Mendonça Ezeanowai.
“Participamos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes desde 2010. Com o passar dos anos, os resultados têm sido cada vez melhores, e este ano não foi diferente. Então, pelos bons resultados que conquistamos nos lançamentos de foguetes de garrafas PET, nós conseguimos a classificação para participarmos da etapa nacional”, contou o sargento Ribeiro, professor e coordenador do projeto que incentiva o desenvolvimento de habilidades dos alunos na área.
Ainda segundo ele, a participação nos eventos nacionais é precedida por uma etapa interna na instituição, envolvendo alunos tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. Nessa fase, os estudantes desenvolvem projetos práticos e passam por uma prova teórica. Todo o material produzido é enviado à comissão nacional organizadora das competições, que, com base na avaliação desses trabalhos, realiza a etapa classificatória para a Jornada de Foguetes.
Conquistas
O Colégio Militar Tiradentes I destacou-se em 2022 em diversas competições escolares, alcançando resultados expressivos. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os alunos conquistaram 12 medalhas de ouro, 15 de prata e 3 de bronze, demonstrando seu alto nível de conhecimento e dedicação. Na MOBFOG, o colégio garantiu o 2º melhor lançamento do Brasil, conquistando a medalha de ouro por ultrapassar a marca de 150 metros.
Ainda em 2022, na Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG), o CMT I alcançou o 1º lugar no Ensino Médio e o 6º lugar no Ensino Fundamental II, reforçando sua posição de liderança e excelência na área de ciências e tecnologia no Maranhão.
Mín. 25° Máx. 41°