Domingo, 22 de Junho de 2025
22°C 35°C
Parnarama, MA
Publicidade

Governo reúne profissionais e debate o fortalecimento das ações de saúde bucal no Maranhão

O evento reuniu gestores locais e profissionais da área para discutir o fortalecimento das ações para melhoria dos resultados.

Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
30/07/2024 às 20h46
Governo reúne profissionais e debate o fortalecimento das ações de saúde bucal no Maranhão
- Encontro Estadual de Profissionais de Saúde Bucal (Fotos: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (30), o “Encontro Estadual de Profissionais de Saúde Bucal”, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA). O evento reuniu gestores locais e profissionais da área para discutir o fortalecimento das ações para melhoria dos resultados. 

“O encontro mostra o comprometimento da gestão estadual com a saúde bucal e os efeitos da onda municipalista promovida pelo nosso governador Carlos Brandão. Dessa maneira, a construção de uma política pública forte se faz com a união entre sociedade civil, profissionais, gestores e conselhos, todos com o mesmo objetivo o de enxergar e ouvir as necessidades a fim de construirmos um SUS com foco na prevenção e na promoção à saúde”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos. 

O encontro promoveu mesas redondas, apresentação de palestras e web conferência. O intuito do evento estadual foi dar protagonismo à Atenção Primária à Saúde (APS) dos territórios, objetivo esse que dialoga com o programa Cuidar de Todos, do Governo do Estado, cujo foco é elevar os indicadores locais, incluindo os de Saúde Bucal. 

Entre os temas apresentados e discutidos no evento, estão a “Política Nacional de Saúde Bucal”, “Instrumento de direcionamento para fiscalização e avaliação sanitária em serviços públicos em saúde bucal”, “Retomada das ações de saúde bucal em apoio ao Programa Saúde na Escola (PSE)”, “Tendência temporal das notificações de fluorose pelos profissionais da APS no Maranhão”. 

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde Bucal da SES, Mayana Soares Vieira Heluy, o Maranhão dispõe de 1.836 equipes de saúde bucal. “Quando a gente fala em saúde bucal, não falamos apenas em dente, mas no impacto de vida, de autoestima, na devolução de dignidade do ser humano com um novo sorriso”, pontuou. 

O Maranhão é um dos seis estados que mais ampliou a saúde bucal no último ano, em que 100% dos municípios contam com equipes de saúde bucal em atividade. Somente neste ano de 2024, o estado habilitou mais de 140 equipes de saúde bucal. 

Presente no evento, a secretária e conselheira do Conselho Regional de Odontologia (CRO Maranhão), Mônica Almeida, ressaltou a importância do encontro. “É de suma importância a união dos órgãos, seja federal, estadual e municipal, para que haja uma melhoria na qualidade dos profissionais. Enquanto órgão fiscalizador, o CRO busca intervir na saúde pública de forma a fazer com que o profissional desempenhe esse papel de forma mais interessante para a população”. 

Ainda na programação, os profissionais e gestores participantes também foram apresentados à Nota Técnica “Direcionamentos para a Fiscalização e Avaliação Sanitária em Serviços Públicos em Saúde Bucal”, que está em fase de construção. O documento é resultado da parceria entre o Departamento de Atenção à Saúde Bucal da SES e a Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão e conta com os principais critérios sanitários que devem ser observados durante a assistência odontológica. 

Para o coordenador de Saúde Bucal da cidade de Coroatá, Chesterton Messias, foi uma oportunidade para fortalecer as bases da saúde pública. “A gente sempre quer oferecer à nossa população o melhor serviço público de saúde bucal. Então esses eventos são extremamente importantes porque a gente vem pegar as atualizações sobre normas técnicas, vivência sanitária, principalmente agora com o programa Cuidar de Todos e o crescimento do PSE”, afirmou. 

A coordenadora de Saúde Bucal e cirurgiã dentista do município de Arari, Kelma Cristina Silva, comentou que é sempre bom levar mais conhecimento para o profissional e gestores. “A maioria dos nossos profissionais de saúde bucal são de lá, de Arari, que foram formados e votaram para trabalhar lá. Então, tudo o que nós fazemos hoje é para a nossa população, então quando a gente consegue comparecer a um evento desse, e levar mais informações, estamos ajudando o nosso povo”.

Também participaram da mesa de abertura do encontro o superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Edmilson Diniz; e o secretário municipal de Saúde de Zé Doca e membro da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), Emannuel Morais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias