16°C 36°C
Parnarama, MA
Publicidade

Etipi desenvolve sistema para facilitar comunicação do governo com movimentos sociais

O sistema Siamos visa garantir melhor gestão de demandas da Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres).

08/07/2024 às 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A tecnologia está presente em diversas áreas na sociedade, revolucionando a forma como as políticas públicas funcionam. Neste sentido, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí - Etipi desenvolveu o Sistema de Atendimento aos Movimentos Sociais - Siamos para a Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres). O objetivo de gerenciar as demandas da sociedade para com a secretaria, facilitando a comunicação entre a comunidade e o governo, além de seguir o padrão de modernização de sistemas que já acontece no Piauí.

De acordo com a secretária da Seres, Núbia Lopes, a Etipi foi solicitada para desenvolver o sistema diante da necessidade de uma melhor gestão de demandas. O intuito é garantir mais qualidade e agilidade na solução, assim como na avaliação de desempenho das atividades baseada em indicadores.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Etipi desenvolve sistema para facilitar comunicação do governo com movimentos sociais (Foto: Ascom Etipi)

"Demandamos a Etipi para nos ajudar a criar um sistema que vem nos auxiliar aqui na nossa gestão de forma digital, onde poderemos receber as demandas dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada cadastrada aqui na nossa secretaria e, a partir das demandas que eles apresentarem, de onde eles estiverem, a gente faz o despacho e busca uma solução", disse.

A secretária explica que o sistema também proporciona o acompanhamento dos processos como um todo. "Nesse sistema, eles vão poder acompanhar desde o início até a conclusão do processo. Essa forma de trabalhar vai nos ajudar a agilizar os processos, a dar transparência à gestão e também otimizar o tempo tanto dos movimentos sociais como da nossa equipe", explicou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Secretaria de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes (Foto: Ascom Etipi)

O tech lead da Etipi, Luis Fernando, informa que o Siamos foi desenvolvido com as tecnologias mais atuais do mercado, buscando disponibilizar uma excelente performance para o usuário e alta segurança dos dados cadastrados.

"Para desenvolver o Siamos, a gente utilizou as tecnologias mais atuais do mercado, que já são utilizadas na Etipi. Nós utilizamos para o front-end o Next com JavaScript, e para o back-end utilizamos o framework Spring Boot com Java. São tecnologias muito ágeis, escaláveis, que vão garantir uma grande performance para o sistema e também garantir uma grande resiliência. Não importa quantas pessoas se cadastrem lá, ele vai conseguir garantir uma boa homologação para essas pessoas", garantiu o profissional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Luis Fernando, Tech Lead da Etipi (Foto: Ascom Etipi)

Dessa forma, a Etipi segue avançando na transformação digital, demonstrando um compromisso contínuo com a eficiência, transparência e agilidade na gestão pública e proporcionando um canal mais direto e eficaz entre o cidadão e o governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias