Profissionais da educação municipal de Codó devem fazer na terça-feira (10) uma manifestação na Câmara Municipal contra um projeto de autoria da Prefeitura Municipal que destina R$ 4,2 milhões dos chamados precatórios do Fundef para o Orçamento do Executivo.
Com a medida, avaliam os profissionais, a gestão do prefeito Zé Francisco (PSD) pretende lançar mão dos recursos e aplicá-lo sem fazer os devidos repasses à categoria.
Os precatórios Fundef são dívidas judiciais que o Governo Federal tem com os municípios. Após o recálculo dos repasses realizados para o programa - depois rebatizado de Fundeb -, viu-se que havia diferenças. Em tese, os valores recebidos pelas gestões municipais só poderiam ser aplicados em melhorias para a educação e pagamento de profissionais.
No caso de Codó, o projeto que trata do assunto recebeu uma emenda substitutiva tornado sem efeito o plano de aplicação incialmente apresentado em julho deste ano. Segundo os professores, a ideia da Prefeitura é não fazer os repasses à categoria.