Demonstração de técnicas de salvamento aquático em ação simulada na praia de São Marcos, nesta quarta-feira (2), chamou atenção dos banhistas e marcou o lançamento da operação Praia Segura, integrando as ações da Semana do Bombeiro. A simulação mobilizou equipes de mergulhadores com suporte de vários equipamentos, incluindo drones, para mostrar como agir em situações de afogamento. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o simulado é alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado no dia 2 de julho.
A simulação foi realizada no Posto Guarda-Vidas nas proximidades do Ipem e contou com bombeiros especializados em mergulho e resgate aquático. Foram executadas técnicas de salvamento que podem ser aplicadas em diferentes cenários de afogamentos - em praias, rios e piscinas. A ação despertou a curiosidade do público, que também foi envolvido em atividades de conscientização, com orientações sobre segurança, prevenção aos afogamentos e noções de primeiros socorros.
Na avaliação do comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), tenente-coronel Thiago Paiva, as simulações auxiliam no melhor entendimento da população, sobre o trabalho dos bombeiros, atitudes seguras e prevenção. Ele também destacou a agenda comemorativa, que contribui para valorizar a corporação e estreitar os laços com a sociedade.
“Durante todo o mês de julho estaremos com efetivo reforçado nas praias e balneários do Maranhão para assegurar que as famílias possam aproveitar o lazer e as férias com tranquilidade. O Corpo de Bombeiros estará atuando de forma preventiva e preparado para agir em caso de emergência. Estamos em um mês comemorativo, mas sempre alerta ao trabalho e ao compromisso com a preservação da vida”, enfatizou o tenente-coronel Thiago Paiva.
Entre as atividades da operação Praia Segura estão monitoramento a pé, em embarcações e com uso de drones, além de patrulhamento intensificado nas áreas de risco e ações de conscientização em pontos estratégicos da orla na Grande São Luís e em municípios do interior. O objetivo é evitar acidentes típicos do período, especialmente em áreas de banho.
De janeiro a junho deste ano, em todo o estado, nas regiões atendidas pela corporação, totalizaram 50 casos de afogamento, sendo 17 óbitos. Em 2024, os registros somaram 60, sendo 14 com óbito, no mesmo período.
Para o tenente Beneval de Sousa, o treinamento é importante na garantia da eficiência, em caso de situações reais. “Nós precisamos estar sempre preparados. Esse tipo de exercício ajuda a manter a equipe entrosada e pronta para reagir com agilidade. Isso faz toda a diferença em situações de risco”, avaliou.
Já a sargento Jéssica Viégas destacou o impacto das ações educativas com a população. “Muitas vezes um simples cuidado pode evitar tragédias. Dessa forma é importante orientar e ensinar as pessoas a reconhecerem perigos, respeitarem sinalizações e saberem como agir em emergências”, disse.
O tenente-coronel Willys Pablo apontou a importância da prevenção. “Nosso trabalho começa antes da ocorrência. Quando estamos nas praias, orientando os banhistas, prevenindo casos e salvando vidas. O ideal é que ninguém precise ser resgatado e é para isso que a operação Praia Segura serve”, completou.
A programação da Semana do Bombeiro segue até o domingo (6), com uma série de atividades institucionais, esportivas e educativas, incluindo palestras, curso de aperfeiçoamento, corrida, entre outros. A agenda é voltada à valorização dos profissionais da corporação e à divulgação da importância de ações preventivas e de segurança entre a população.
Honra e coragem
O Dia Nacional dos Bombeiros é comemorado anualmente em 2 de julho e homenageia os homens e mulheres que se arriscam para proteger vidas alheias. Verdadeiros heróis, estes profissionais atuam em incêndios, resgates, enchentes, acidentes e muitas outras situações, onde a coragem, o preparo e dedicação são indispensáveis.
A data remete a 1856, quando foi criada a Corte Provisória de Bombeiros, no Rio de Janeiro (RJ), sendo a primeira organização oficial de bombeiros do Brasil. A iniciativa, criada após incêndio na cidade, foi liderada por Dom Pedro II, que reconheceu a necessidade de uma organização dedicada a combater incêndios e salvar vidas. Formalizada pelo Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, a data instituiu o Dia Nacional do Bombeiro e a Semana de Prevenção contra Incêndio, como um reconhecimento desse trabalho.