Quinta, 19 de Junho de 2025
22°C 35°C
Parnarama, MA
Publicidade

Felipe Camarão discute com BNDES possibilidades de investimentos para implantação de fábrica de colheitadeiras no Maranhão

Por meio dessa parceria, em 2024, o MST Maranhão recebeu a doação de duas colheitadeiras chinesas para agricultores locais, como parte de um acordo...

Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
06/06/2025 às 21h28
Felipe Camarão discute com BNDES possibilidades de investimentos para implantação de fábrica de colheitadeiras no Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O governador em exercício, Felipe Camarão, reuniu com representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Maranhão, em Brasília, nesta quinta-feira (5), para dialogar sobre a possibilidade de investimentos para a implantação de uma Fábrica de Colheitadeiras no município de Açailândia. A iniciativa integra parceria entre o Maranhão e a China, focada na mecanização da agricultura familiar.

Por meio dessa parceria, em 2024, o MST Maranhão recebeu a doação de duas colheitadeiras chinesas para agricultores locais, como parte de um acordo mais amplo que inclui transferência de conhecimento e tecnologia agrícola, para o estado.

Os maquinários chineses foram utilizados como teste, para a colheita de grãos como arroz e milho, em forma de revezamento, nos assentamentos Cristina Alves, no município de Itapecuru-Mirim, Diamante Negro Jutaí, no município de Igarapé do Meio, e Belém, no município de Tuntum. Na ocasião, demonstraram eficiência e o aumento da quantidade de grãos colhidos em menos tempo.

De acordo com o governador em exercício, Felipe Camarão, já existem tratativas entre a China e o Estado, para transferência de tecnologia para a implantação de uma Fábrica de Colheitadeiras, de modo a incentivar o desenvolvimento industrial do Maranhão e produzir os equipamentos para fortalecer a produção de alimentos pela agricultura familiar.

“Vim à direção do BNDES para que a gente pudesse debater possibilidades de investimentos para a implantação deste empreendimento, com tecnologia chinesa, em Açailândia, que é uma cidade com localização estratégica. Nosso objetivo é promover desenvolvimento industrial, gerar mais emprego e renda, e proporcionar para a agricultura familiar do nosso estado e também de outros estados, tecnologia para que possam produzir mais alimentos, com sustentabilidade e preservação ambiental”, afirmou o governador em exercício Felipe Camarão.

Reuniões nos Ministérios

Ainda durante sua passagem por Brasília, o governador em exercício reuniu-se com os ministros Padilha (da Saúde), para debater sobre o Programa "Aqui tem especialista" no estado, construção de novas maternidades e investimentos em unidades básicas de saúde; Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil), onde tratou sobre o Seguro Defeso, combate a fraudes em Benefícios de Prestação Continuada e Bolsa Família; Jader Filho (das Cidades), dialogando sobre empreendimentos do "Minha Casa, Minha Vida", que se encontram em execução no Maranhão.

Encontrou-se, ainda, com o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçando a importância do Maranhão na promoção do turismo brasileiro no âmbito internacional; e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias