No Maranhão, os foliões contaram com serviços de saúde do Governo do Estado e mais proteção para prevenir a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV. Durante o período momesco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou dois hospitais de campanha no circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, onde foram registrados 940 atendimentos. Além disso, foram distribuídos mais 6,4 milhões de unidades de preservativos femininos e masculinos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, para as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS).
“Na gestão do governador Carlos Brandão, além de expandirmos os serviços de saúde, reforçamos no Carnaval o atendimento com os hospitais de campanhas, profissionais de saúde e transporte sanitário. Também mobilizamos as regionais de saúde com a distribuição de insumos de prevenção contra as ISTs. A nossa intenção é cada vez mais aproximar os serviços da população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Ao todo, foram 940 atendimentos e 48 transferências. Durante o Carnaval, foram realizados 686 atendimentos e 25 transferências de pacientes nos dois hospitais de campanha nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º a 4 de março. Na programação de Pré-Carnaval do circuito Vem Pro Mar, também na extensão da Avenida Litorânea, as estruturas prestaram atendimento de urgência e emergência nos dias 2, 9, 7, 16 e 23 de fevereiro. Durante esse período, foram realizados 254 atendimentos e 23 transferências de pacientes. Os casos mais frequentes foram de intoxicação silenciosa e traumas ortopédicos.
Para garantir um atendimento eficiente, a estrutura médica dos dois hospitais de campanha foi composta por 80 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. Na rede estadual, os pacientes transferidos foram assistidos na UPA do Araçagy e do Hospital da Vila Luizão.
Duas ambulâncias deram apoio em cada unidade dos hospitais de campanha no transporte sanitário de pacientes que necessitaram de transferência hospitalar, sendo uma equipada para serviços básicos e outra para serviços avançados (USA). O circuito Madre Deus também contou com duas ambulâncias, sendo uma com serviços básicos e a outra com serviços avançados.
“Carnaval é alegria e celebração. E para a equipe que garante a assistência à saúde dos foliões, é também um momento de muito trabalho e dedicação. Em 2025, a parceria entre as secretarias de Cultura e de Saúde se mostrou mais uma vez muito importante para garantir a assistência em saúde necessária para os brincantes e trabalhadores da folia”, disse a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão
Prevenção
A SES distribuiu mais de 6,4 milhões de unidades de preservativos femininos e masculinos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, para as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS). No circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, 186.864 preservativos femininos e masculinos, géis lubrificantes e autotestes de HIV foram distribuídos no período de 27 de fevereiro a 4 de março. Uma tenda esteve disponível para retirada dos insumos próximo ao hospital de campanha, no sentido Praça de Iemanjá.
"A Secretaria de Estado da Saúde esteve presente em todos os dias de folia promovendo incentivo à prevenção para todos. Ao conscientizarmos os foliões buscamos garantir que essa festa seja de muita alegria os maranhenses", disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
Foram disponibilizados 115 mil preservativos masculinos, 20 mil femininos, 48 mil géis lubrificantes e 3.200 autotestes de HIV. "Fizemos todo o cortejo conversando com as pessoas sobre a importância de elas se protegerem contra as IST's. Com a ação, a Secretaria de Estado da Saúde novamente vem ratificar o seu compromisso com os foliões na garantia de saúde de qualidade para todos", completou a chefe de Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos.
Foliões
O comerciante Charles Sousa, de 40 anos, aprovou a iniciativa de abordagem educativa. "Achei bastante interessante e educativo, porque passa para cada brincante aqui um pouco da prevenção contra as infecções. A pessoa vem para brincar, mas é importante saber se divertir corretamente".
A assistente de segurança do Circuito Vem Pro Mar, Zuíla Lisboa, de 34 anos, também aprovou a ação e ainda ganhou uma sacola contendo insumos de prevenção. "Achei tudo muito importante, principalmente nesse período de Carnaval", compartilhou.